SUPERVISÃO

 

A Supervisão é um dos estágios do processo para a obtenção do título de Terapeuta Certificado ou de Supervisor Certificado. Nas duas situações, a Supervisão consistirá na observação, feita por um profissional devidamente qualificado para a tarefa, da aplicação dos conhecimentos adquiridos no treinamento e da habilidade necessária à obtenção de resultados ótimos pelo aspirante à titulação.

É destinado a Psicólogos e Médicos Terapeutas de EMDR, formados ou em formação.

Para a obtenção do título de Terapeuta Certificado ou de Supervisor Certificado, o interessado deve ter recebido um mínimo de 20 (vinte) horas de Supervisão por parte de Supervisor Certificado pela EMDR-IBA (em convênio com EMDR Brasil) ou pela EMDRIA, após ter terminado o Treinamento Básico. As horas de supervisão podem ser de forma individual, grupal ou uma combinação de ambas.

A comprovação de ter-se submetido à Supervisão é feita por meio de declaração do Supervisor em que conste a quantidade de horas de supervisão recebidas, indicando se individuais ou em grupo. Se a Supervisão tiver sido feita com mais de um Supervisor, deve-se obter a documentação de cada um deles.

Na Supervisão necessária à titulação de Supervisor Certificado, o aspirante é observado em seu trabalho de dar supervisão ao profissional que esteja usando a abordagem EMDR em seus pacientes.

O objetivo da supervisão é o aperfeiçoamento das habilidades do terapeuta de EMDR através da análise de casos clínicos trazidos pelos supervisionados, esclarecimento de dúvidas sobre o manejo e aplicação do método e troca de experiências e reflexões sobre a teoria e a técnica. Atrelar a teoria à prática do EMDR, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento profissional de cada integrante.

SUPERVISOR CERTIFICADO

 

CRITÉRIOS DE CERTIFICAÇÃO
(Critérios estabelecidos pela EMDR Iberoamérica e a Associação Brasileira de EMDR)

O aspirante a Supervisor Certificado deverá cumprir os seguintes requisitos:

  1. Ler atentamente as Orientações para os Candidatos a Supervisor Certificado.

  2. Ser Terapeuta Certificado.

  3. Experiência: contar com um mínimo de três anos de experiência na prática do EMDR após o termino da formação Básica. A comprovação pode ser feita por meio de cópia do certificado de finalização do processo básico de formação em EMDR.

  4. Prática: ter completado um mínimo de 300 (trezentas) sessões de EMDR, posteriormente ao Treinamento Básico, com um mínimo de 75 pacientes. Exige-se uma declaração modelo de declaração 4

  5. Supervisão: ter recebido um mínimo de 20 (vinte) horas de Supervisão Supervisionada por parte de Supervisor Certificado pela EMDR-IBA (em convênio com EMDR Brasil) ou pela EMDRIA. modelo de declaração 5

  6. Recomendação: obter uma ou mais cartas de recomendação de um ou mais Supervisores Certificados - dependendo da quantidade de Supervisores com quem tenha feito a Supervisão - declarando o uso adequado do EMDR nas sessões clínicas ocorridas durante o período de supervisão. Exige-se uma declaração modelo de declaração 6

  7. Recomendação: obter duas cartas de recomendação de psicólogos ou médicos acerca da sua prática profissional em EMDR, da conduta ética e do caráter profissional, no exercício da profissão. Exige-se uma declaração modelo de declaração 7

  8. Créditos de Educação Continuada: contar com um mínimo de 12 (doze) créditos anuais de Educação Continuada em EMDR ou Treinamentos Avançados em EMDR, validados pela EMDR-IBA (em convênio com EMDR Brasil), EMDRIA ou EMDR Institute.

  9. Associação: ser sócio da Associação Brasileira de EMDR e estar quite com o pagamento da anuidade.

  10. Exames: ter sido aprovado em prova escrita de conhecimentos teóricos, ter sido aprovado na prática de supervisão supervisionada, (veja ítem 1: orientações para o candidato a supervisor certificado.

  11. Custo do Certificado: R$120,00 (Cento e Vinte Reais).

 

*Para solicitar a sua Certificação, acesse a Carta de Solicitação e a Ficha de Inscrição para Supervisor.

INSTRUÇÕES GERAIS:

 

Os documentos exigidos para a Certificação relacionados acima devem ser digitalizados e encaminhados para o email: certificacao@emdr.org.br

 

O valor do Certificado deve ser depositado na conta da Associação Brasileira de EMDR, e o comprovante do depósito anexado aos documentos encaminhados, para sua devida identificação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RENOVAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO DE SUPERVISOR

CRITÉRIOS DE CERTIFICAÇÃO
(Critérios estabelecidos pela EMDR Iberoamérica e a Associação Brasileira de EMDR)

O Período de Certificação: a Certificação será outorgada pelo prazo de dois anos, contado a partir da data de expedição do último certificado. O aspirante a Renovação do Título de Terapeuta Certificado deverá cumprir os seguintes requisitos:

  1. Formulário de Solicitação devidamente preenchido

    FICHA PARA RENOVAÇÃO DE SUPERVISOR

  2. Cópia do certificado anterior.

  3. Declaração de Créditos de Educação Continuada: contar com um mínimo de 12 (doze) créditos de Educação Continuada em EMDR ou Treinamentos Avançados em EMDR, validados pela EMDR-IBA (em convênio com EMDR Brasil), EMDRIA ou EMDR Institute, nos últimos dois anos.

  4. Associação: ser sócio da Associação Brasileira de EMDR e estar quite com o pagamento da anuidade.

  5. Custo do Certificado:
    - Supervisor: R$120,00 (Cento e Vinte Reais)

INSTRUÇÕES GERAIS:
 

Os documentos exigidos para a Certificação relacionados acima devem ser digitalizados e encaminhados para o email: certificacao@emdr.org.br

O valor do Certificado deve ser depositado na conta da Associação Brasileira de EMDR, e o comprovante do depósito anexado aos documentos encaminhados, para sua devida identificação.

FALE CONOSCO:

 

Rua Purpurina, 131,  conjunto 76,

Vila Madalena 
São Paulo, SP

Cep 05435-030

contato@emdr.org.br

www.emdr.org.br

Celular e WhatsApp:

(41) 9- 8703-8228

 

© 2018 Associação Brasileira de EMDR