top of page
Certificação

Por que se certificar?

A Certificação consiste na concessão de certificados específicos para Terapeutas e Supervisores, dentro de um Programa de Educação Continuada exigido pela EMDRIA, instituição que regulamenta a prática do EMDR no mundo todo.

Os Certificados atribuem e asseguram a qualidade da condição do profissional treinado em EMDR. Como são documentos comprobatórios de uma determinada condição, devem ser renovados em prazos determinados – a cada dois anos, no caso – para que possam efetivamente representar e garantir aos que buscam o profissional certificado a manutenção da condição da qualidade procurada.

A Certificação e o Programa de Educação Continuada, por outro lado, asseguram a possibilidade de aprofundamento nessa abordagem psicoterapêutica aos profissionais interessados, após o término do Treinamento Básico. Da mesma maneira que ocorre em outras disciplinas, seguir estudando depois de obter os conhecimentos básicos resulta em benefícios tanto para os pacientes como para os profissionais. Ao participar dos eventos do Programa de Educação Continuada o profissional recebe os créditos correspondentes à atividade, para que possa atender às exigências para tornar-se Terapeuta Certificado e Supervisor Certificado, posteriormente à formação básica. Ao seguir o Programa, o profissional mantém a certificação uma vez alcançada.

Exigem-se seis créditos por ano para manter a Certificação em qualquer das duas categorias. A Certificação é ato exclusivo da Associação Brasileira de EMDR (EMDR Brasil), que conta com uma estruturação administrativa adequada para a pronta execução das tarefas que lhe são próprias.

As solicitações de Certificados de Terapeuta Certificado e de Supervisor Certificado devem ser feitas diretamente à Associação.

Terapeuta Certificado

Critérios de Certificação​
​(Critérios estabelecidos pela EMDRIA e a Associação Brasileira de EMDR)

 

O aspirante ao título de Terapeuta Certificado deverá cumprir os seguintes requisitos:

1. Treinamento Básico em EMDR: apresentar comprovação (cópia do certificado de finalização) de ter concluído o Programa de Treinamento Básico em EMDR, aprovado pelo EMDR Institute ou EMDRIA.

2. Licença: apresentar prova de licença como profissional em psicoterapia (cópia da licença fornecida pelo CRP ou CRM).

3. Experiência: contar com um mínimo de dois anos de experiência na área da psicoterapia e 02 (dois) anos de conclusão da Formação Básica em EMDR. A comprovação deste tempo pode ser por meio da cópia da Carteira do Conselho ao qual pertence e do Certificado de Conclusão da Formação Básica.

4. Prática: ter completado um mínimo de 50 (cinquenta) sessões de EMDR, posteriormente ao Treinamento Básico, com um mínimo de 25 pacientes. Exige-se uma declaração modelo de declaração 4

5. Supervisão: ter recebido um mínimo de 20 (vinte) horas de Supervisão por parte de Supervisor Certificado pela EMDR Brasil ou pela EMDRIA. Exige-se uma declaração modelo de declaração 5

6. Créditos de Educação Continuada (CEC): contar com um mínimo de 12 (doze) Créditos de Educação Continuada em EMDR a cada dois anos, validados pela EMDR Brasil e que ainda não tenham sido utilizados.  A validade do Certificado de CEC é de 02 (dois) anos a partir da data contida no Certificado de CEC fornecido pela Associação Brasileira de EMDR. O Treinamento Básico em EMDR não se aplica para esta exigência.

7. Associação: ser associado da Associação Brasileira de EMDR e estar quite com o pagamento da anuidade, comprovado através do envio da Carteira de Associado (digital). Para que a Certificação seja válida, a anuidade da Associação deverá ser renovada todos os anos.

8.    Solicitação: para solicitar a sua Certificação, acesse  a Ficha de Inscrição.

9. Custo do Certificado: R$165,00 (cento e sessenta e cinco reais).

10. Período de Certificação: a Certificação será outorgada pelo prazo de dois anos, contado a partir da data do deferimento do pedido.

 

11. Desistências e devoluções de taxas: Uma vez enviados os documentos e o comprovante de depósito, o processo não poderá ser revertido e não haverá devolução de valores.

Instruções Gerais:

 

Os documentos exigidos para a Certificação relacionados acima devem ser digitalizados e encaminhados em um único e-mail para o endereço  certificacao@emdr.org.br

 

O valor do Certificado deve ser depositado na conta da Associação Brasileira de EMDR (Chave PIX: tesouraria@emdr.org.br ), e o comprovante do depósito anexado aos documentos encaminhados, para sua devida identificação.

Renovação de Certificação de Terapeuta 

 

Critérios de Certificação

(Critérios estabelecidos pela EMDRIA e a Associação Brasileira de EMDR)

O Período de Certificação: a Certificação será outorgada pelo prazo de dois anos, contado a partir da data de expedição do último certificado. 

O aspirante à Renovação do Título de Terapeuta Certificado deverá cumprir os seguintes requisitos:

1. Formulário de Solicitação devidamente preenchido: Ficha para Renovação de TC

2. Créditos de Educação Continuada: contar com um mínimo de 12 (doze) Créditos de Educação Continuada em EMDR a cada dois anos, validados pela EMDR Brasil e que ainda não tenham sido utilizados.  A validade do Certificado de CEC é de 02 (dois) anos a partir da data contida no Certificado de CEC fornecido pela Associação Brasileira de EMDR. 

3. Associação: ser associado da Associação Brasileira de EMDR e estar quite com o pagamento da anuidade, comprovado com o envio da Carteira de Associado.

4. Custo do Certificado: Terapeuta Certificado: R$165,00 (cento e sessenta e cinco reais)

Instruções Gerais:
 

Os documentos exigidos para a Certificação relacionados acima devem ser digitalizados e encaminhados em um único e-mail para o endereço  certificacao@emdr.org.br

O valor do Certificado deve ser depositado na conta da Associação Brasileira de EMDR, e o comprovante do depósito anexado aos documentos encaminhados, para sua devida identificação.

bottom of page