top of page
Núcleo de Pesquisa

Coordenadora do Núcleo de Pesquisa

Profa. Dra. Maria Aparecida Junqueira Zampieri

O Núcleo de Pesquisa – NuPesq - é um órgão subordinado ao Departamento Cientifico da Associação Brasileira de EMDR, nas questões relacionadas ao desenvolvimento de pesquisas.
O Núcleo de Pesquisa incentiva e apoia pesquisadores e Grupos de Pesquisa da Associação, coordenando, implementando, consolidando e divulgando as atividades e oportunidades de fomento à pesquisa.
Desde 2016 o NP é o responsável pela condução da Oficina EMDR & Pesquisa Científica, no Congresso Brasileiro de EMDR.

Lupa
De Pesquisa
Publique no livro
CONQUISTAS NA PSICOTERAPIA 5: Teoria, prática e Pesquisa em EMDR
Mesa de trabalho
Histórico da implantação do Núcleo de Pesquisa -NuPesq

Desde sua criação por Dra. Francine Shapiro nos anos 80, o EMDR tem se destacado como uma abordagem apoiada em evidências, o que foi fundamental ao reconhecimento pela comunidade científica e recomendação pela OMS e em vários países, como psicoterapia de escolha para o tratamento de transtorno de TEPT e outros transtornos associados ao estresse. No Brasil, as primeiras pesquisas foram apresentadas no I Congresso Brasileiro e I Congresso Iberoamericano de EMDR, organizados por Dra. Esly Carvalho em 2007. Por essa ocasião nasceu a Associação Brasileira de EMDR, que mantém um acervo online dos resumos dos trabalhos apresentados em Congresso. Em 2012, no II Congresso Brasileiro de EMDR, foi lançada a publicação de estudos de caso “Conquistas em psicoterapia EMDR”, organizada por Dr. André Monteiro, tornando-se o primeiro veículo nacional de publicação impressa por profissionais brasileiros, com novo volume a cada congresso. Desde a mesma época a Dra. Maria Aparecida Junqueira (Tina) Zampieri tem oferecido a oficina “EMDR & Pesquisa” nos congressos brasileiros e no III Congresso Latino-Americano de Terapia EMDR, na Costa Rica, e lançou o primeiro curso de educação continuada, com o objetivo de formar pesquisadores de EMDR no Brasil. Veio consolidando um protocolo grupal (PGPC) para reprocessamento de entraves psicológicos, exposição teórica e orientação para a pesquisa científica. Os congressistas são estimulados e orientados para a prática e escrita do estudo. Sendo ainda inexpressiva a iniciativa da pesquisa na clínica psicológica, demandava estímulo e amparo para crescer. No III Congresso Brasileiro de EMDR, em 2015, Dra. Tina desafiou os participantes à publicação de artigos gerados na oficina e houve retorno. Propôs a criação do departamento de pesquisa e a oficialização da Oficina EMDR & Pesquisa como uma atividade permanente nos congressos de EMDR no Brasil, como um espaço de estímulo, orientação e publicação de pesquisa, sendo aceita pela gestão presidida por Sueli Azevedo da Associação Brasileira de EMDR (2015-2017) e o departamento foi implantado em abril de 2016. Em 2019, Dra. Tina criou a Rede de Apoio à Pesquisa, na gestão presidida por Dra. Ana Lúcia Castello, com um banco de orientadores, que resultaram em 8 apresentações de poster e 2 temas livre no congresso no mesmo ano, e cadastrou a Associação Brasileira de EMDR como Instituição de Pesquisa perante a Plataforma Brasil para dar suporte aos pesquisadores que não têm vínculo com outra instituição oficial de pesquisa.

Objetivos do NuPesq

Objetivos Imediatos:

- Estimular a pesquisa científica sobre EMDR.

- Oferecer um veículo de comunicação de pesquisa.

- Disponibilizar subsídios e normas para a escrita do trabalho científico.

- Oferecer cursos de Ed. Continuada sobre metodologia de pesquisa e escrituração de artigos.

- Manter a Oficina EMDR & Pesquisa como parte oficial do programa nos Congressos Brasileiros de EMDR, sempre que autorizada pela Diretoria da Associação Brasileira de EMDR.

Objetivos a Médio e/ou longo prazo:

- Oferecer orientações acerca de fundos de amparo a pesquisa.

- Criar um periódico internacional sobre pesquisa em EMDR.

- Estabelecer links com publicações completas sobre pesquisas com EMDR.

- Disponibilizar um rol de testes que possam ser uteis a pesquisas com EMDR.

- Organizar um banco de orientadores para a pesquisa.      

- Organizar um banco de revisores para avaliação/análise de artigos submetidos a publicação.

Wave
Logo_Rede-de-Pesquisa_Aprovado.png

Objetivando estimular a pesquisa científica sobre EMDR, o Núcleo de Pesquisa da Associação Brasileira de EMDR lançou em 2019 a Rede de Apoio à Pesquisa. A fim de melhorar a quantidade e qualidade das publicações, a Rede de Apoio à Pesquisa convida:

  • Doutores – inscreva-se como orientador de estudos sobre EMDR, preenchendo o formulário.  

  • Pesquisador – se você quer fazer um artigo, mas não tem muita experiência, poderá aproveitar a lista de orientadores, mesmo que à distância. Veja a Lista dos Orientadores a baixo.

Vamos implementar a qualidade da pesquisa sobre EMDR!

Veja a lista dos Orientadores

Baixe o guia para Orientação à Pesquisa

De Ética
Núcleo de Conduta Ética

Coordenadora do Núcleo de Conduta Ética

Prof Drª Terezinha Aparecida de Carvalho  Amaro

OBJETIVOS:

Fiscalizar e denunciar possíveis desvios da ética no exercício profissional.

De acordo com o Conselho Regional de Psicologia (CRP/SP) toda profissão define-se a partir de suas práticas e padrões técnicos para atender às demandas sociais e pela existência de normas éticas que garantam a adequada relação de cada profissional com seus pares e com a sociedade como um todo. Desta forma, o Código de Ética profissional, ao estabelecer padrões esperados para as práticas referendadas pela categoria profissional e pela sociedade, fomenta à auto-reflexão de modo a responsabilizar  pessoal e coletivamenta, ações e suas conseqüências no exercício profissional.  Não tem como diretriz normatizar a natureza técnica do trabalho e sim assegurar um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria.

Neste contexto, o Núcleo de Conduta Ética da Associação Brasileira de EMDR tem como objetivo garantir o exercício profissional de seus associados, no que refere a responsabilidade de assistir ao outro em seu sofrimento e em sua angústia. E ao mesmo tempo fiscalizar possíveis desvios da ética no exercicio profissional.

bottom of page