SUPERVISÃO

 

A Supervisão é um dos estágios do processo para a obtenção do título de Terapeuta Certificado ou de Supervisor Certificado. Nas duas situações, a Supervisão consistirá na observação, feita por um profissional devidamente qualificado para a tarefa, da aplicação dos conhecimentos adquiridos no treinamento e da habilidade necessária à obtenção de resultados ótimos pelo aspirante à titulação.

É destinado a Psicólogos e Médicos Terapeutas de EMDR, formados ou em formação.

Para a obtenção do título de Terapeuta Certificado ou de Supervisor Certificado, o interessado deve ter recebido um mínimo de 20 (vinte) horas de Supervisão por parte de Supervisor Certificado pela EMDR-IBA (em convênio com EMDR Brasil) ou pela EMDRIA, após ter terminado o Treinamento Básico. As horas de supervisão podem ser de forma individual, grupal ou uma combinação de ambas.

A comprovação de ter-se submetido à Supervisão é feita por meio de declaração do Supervisor em que conste a quantidade de horas de supervisão recebidas, indicando se individuais ou em grupo. Se a Supervisão tiver sido feita com mais de um Supervisor, deve-se obter a documentação de cada um deles.

Na Supervisão necessária à titulação de Supervisor Certificado, o aspirante é observado em seu trabalho de dar supervisão ao profissional que esteja usando a abordagem EMDR em seus pacientes.

O objetivo da supervisão é o aperfeiçoamento das habilidades do terapeuta de EMDR através da análise de casos clínicos trazidos pelos supervisionados, esclarecimento de dúvidas sobre o manejo e aplicação do método e troca de experiências e reflexões sobre a teoria e a técnica. Atrelar a teoria à prática do EMDR, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento profissional de cada integrante.

SUPERVISOR CERTIFICADO

 

 

CRITÉRIOS DE CERTIFICAÇÃO DE NOVOS SUPERVISORES

O aspirante a Supervisor Certificado deverá cumprir os seguintes requisitos:

1.    Ter preenchido o Formulário Inicial para Supervisor Certificado (link no site).

2.    Ler atentamente o presente Manual de Orientações ao Supervisor de EMDR.

3.    Ser Terapeuta Certificado por, no mínimo, 02 (dois) anos.

4.    Experiência: contar com um mínimo de três anos de experiência na prática do EMDR após o término da Formação Básica. A comprovação pode ser feita por meio de cópia do certificado de finalização do processo básico de formação em EMDR.

 

5.    Prática: ter completado um mínimo de 300 (trezentas) sessões de EMDR, posteriormente ao Treinamento Básico, com um mínimo de 75 pacientes e não utilizados anteriormente para a Certificação. Exige-se uma declaração modelo de declaração 4

 

6.    Supervisão: ter praticado um mínimo de 20 (vinte) horas de Supervisão Supervisionada com Supervisor(a) Certificado(a) pela EMDR Brasil ou pela EMDRIA, que tenha um mínimo de 02 (dois) anos de Certificação. Não serão aceitas as horas de Supervisão Supervisionada com data anterior à Certificação de Terapeuta Certificado do(a) candidato(a). modelo de declaração 5

 

7.    Recomendação: obter uma carta de recomendação de um Supervisor Certificado declarando o uso adequado do EMDR. Exige-se uma declaração modelo de declaração 6

 

8.    Recomendação: obter duas cartas de recomendação de psicólogos ou médicos acerca da sua prática profissional em EMDR, da conduta ética e do caráter profissional, no exercício da profissão. Exige-se uma declaração modelo de declaração 7

 

9.    Créditos de Educação Continuada: apresentar um mínimo de 24 (vinte e quatro) Créditos de Educação Continuada em EMDR de Cursos Avançados validados ou reconhecidos pela Associação Brasileira de EMDR, não utilizados anteriormente para a Certificação, a cada 02 (dois) anos.

 

10. Associação: ser associado da Associação Brasileira de EMDR e estar quite com o pagamento da anuidade.

 

11. Exame Escrito: ter sido aprovado em prova escrita de conhecimentos teóricos de Supervisão elaborada, aplicada e corrigida por membros da Diretoria Executiva da Associação Brasileira de EMDR, marcada e realizada (presencial ou virtualmente) após os itens acima serem cumpridos. Não será facultado ao Supervisor(a) Certificado(a) que pertença ao quadro da Diretoria Executiva da Associação Brasileira de EMDR aplicar a referida prova em Supervisonando(a) em Treinamento sob seus cuidados.

 

12. Exame Prático: enviar um vídeo em formato mp4 contendo ao menos 1 (uma) hora de supervisão, sendo supervisonado(a) por um Supervisor(a) Certificado(a) para o endereço eletrônico certificacao@emdr.org.br .

 

13. Custo do Processo de Certificação: Deve ser depositado na conta da Associação Brasileira de EMDR, e o comprovante do depósito anexado aos documentos encaminhados.

 

14. Uma vez enviados os documentos, o vídeo e o comprovante de depósito, o processo não poderá ser revertido e não haverá devolução de valores.

 

Para solicitar a sua Certificação, acesse a Carta de Solicitação e Ficha de Inscrição para Supervisor  (em anexo) no site www.emdr.org.br . Os documentos acima relacionados, bem como o vídeo da Prova Prática, exigidos para a Certificação devem ser digitalizados e encaminhados em um único e-mail para o endereço certificacao@emdr.org.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CRITÉRIOS PARA RENOVAÇÃO DE SUPERVISORES CERTIFICADOS

1. Ficha de Inscrição/Renovação de Supervisor(a) Certificado(a);

2. Certificado de 24 (vinte e quatro) horas de CEC a cada 02 (dois) anos;

3. Certificado de Supervisor(a) Certificado(a) vencido;

4. Comprovante de depósito da Taxa de Renovação efetuado na conta corrente da Associação Brasileira de EMDR.

FALE CONOSCO:

 

Rua Purpurina, 131,  cj. 76,

Vila Madalena 
São Paulo, SP

Cep 05435-030

contato@emdr.org.br

www.emdr.org.br

Celular e WhatsApp:

(41) 9- 8703-8228

© 2020 Associação Brasileira de EMDR