ACONTECEU
ACONTECEU
ACONTECEU

Projetos Sociais
Programa Rede Solidária
Conheça o programa desenvolvido pela diretoria da Associação brasileira de EMDR com profissionais capacitados para intervenções no tratamento do trauma e do estresse pós-traumático em situações de incidentes críticos, de modo eficiente e eficaz, sendo referência nesta metodologia em todo o território nacional.
Coordenação: Diretoria da Associação Brasileira de EMDR
ProfªDrªAna Lúcia Gomes Castello- Presidente
ProfªDrªMaria Aparecida Junqueira Zampieri- Vice-Presidente
Maria Isabel Caminha, Ms- 1ªSecretária
Sueli de Azevedo Menezes Cardoso Costa -2ªSecretária
Celina Dias Sobreira, Ms- Tesoureira

Instituto Sem Grilo
O Instituto Sem Grilo é uma organização humanitária que oferece atendimento psicológico
a pessoas em condições de vulnerabilidade sem acesso à saúde mental.
Objetivos
Oferecer tratamento psicológico à população vulnerável sem acesso à saúde metal por meio de uma rede de voluntariado visando contribuir para uma melhor estruturação do indivíduo e
formação de uma sociedade melhor adaptada. Dispor para os atendidos profissionais voluntários amplamente qualificados que se identificam com a formação de uma sociedade equilibrada e justa.
Como Funciona
O ISG viabiliza acesso à saúde mental a pessoas assistidas por instituições sociais reconhecidas ao criar uma conexão entre profissionais voluntários e instituições apoiadas.
Projeto Voa Borboleta
Coordenadora:
Francine N. Benci - psicologafrancinebenci@gmail.com
Supervisora:
Profª DrªAna Lúcia Gomes Castello
Projeto Voa Borboleta - Curitiba - PR (em fase de estruturação)
Coordenadora: Francine N. Benci - psicologafrancinebenci@gmail.com
Supervisora: Profª Dr
ªAna Lúcia Gomes Castello
Projeto Voa Borboleta - Bragança Paulista - SP
Coordenadora: Psicóloga Nadir Ramos
Supervisora: ProfªDrª Ana Lúcia Gomes Castello
O Projeto Voa Borboleta foi iniciado em março de 2017, com o objetivo
de possibilitar o tratamento de crianças em situação de alta vulnerabilidade
social com o recurso do EMDR. Inicialmente o trabalho foi realizado em
Recife-PE, onde foi realizada a capacitação dos psicólogos e posteriormente
o processo grupal para que pudéssemos fazer uma checagem das crianças que mais precisavam entrar num processo terapêutico. Contamos hoje com a participação de 19 psicólogos e 1 médica emdrrista para cumprir a agenda deste projeto. As psicólogas envolvida são: Ana Lúcia Castello, Vera Lúcia Santiago, Monica Alfaia, Nina Paranhos,Ana Paula Campos, Andrea May, Fernanda Monte, Katia Valença, Leda Souza, Lucia Dornelas, Luciana Oliveira, Maria Solange Calado, Natalia Bezerra, Neide Freitas, Samara Nolasco, Simone Santos, Christiane Aussourd, Laura Petribu, Liliane Dutra, Olga Oliveira, e a médica Dra Sonia Fernandes

Projeto Diálogo - Fortaleza CE
Coordenado pela Clínica TRAUMAPSI
Psicólogas: Alessandra Araújo Farias, Sabrina Borges C.E.S.Colares, Adriana Serpa, Adna Fabíola Guimarães Teixeira Fontenele.
Projeto DIALOGOS: elos de conhecimento e compromisso social
O objetivo do Projeto DIALOGOS é construir e partilhar conhecimento, incentivando a parceria e colaboração entre a TraumaPsi e Instituições de ensino. Para isso, buscamos criar espaços de diálogo, práticas e incremento do saber científico, bem como promover condições favoráveis ao desenvolvimento humano de pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social, por meio de práticas psicológicas.
Atualmente, o Projeto DIALOGOS acontece através de uma parceria firmada entre a Traumapsi, com a coordenação das psicólogas Alessandra Araújo Farias e Sabrina Borges Castro e Silva Colares, e a Universidade Federal do Ceará - Faculdade de Psicologia - Núcleo de Avaliação Psicológica (NAPSIS), com a coordenação da Professora Estefânea Élida da Silva Gusmão,
A TraumaPsi oferece atendimento psicológico na abordagem EMDR para usuários de uma comunidade terapêutica mantida pela Obra Lumen de Evangelização, situada na Pacatuba-CE.
Juntamente com a equipe de estudantes de Psicologia do NAPSIS-UFC, as psicólogas da TraumaPsi realizam também uma pesquisa intitulada CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA EMDR NO TRATAMENTO DE TRAUMAS E NA REMISSÃO DE SINTOMAS DEPRESSIVOS E ANSIOSOS DE DEPENDENTES DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS EM COMUNIDADE TERAPÊUTICA
O objetivo desta pesquisa, por sua vez, é comprovar a eficácia da Terapia EMDR no tratamento dos traumas, relacionados a violência infantil para a remissão de sintomas de depressão e ansiedade em pessoas com dependência química.
Projeto RVIT: Resgatando Vínculos Transgeracionais
Coordenação e Supervisão: Profa. Dra. Tina Zampieri
Ciclomuta: psicoterapia & pesquisa
Desde 1998 com clínica social, a parceria da Ciclo de Mutação: psicoterapia e pesquisa com o CRAMI, atendeu vítimas e abusadores. Psicólogos alunos de psicodrama, e desde 2004, emdristas, hoje atendem em vários estados, sob a supervisão da Dra. Tina Zampieri. Recebe encaminhamentos de escolas, Delegacia da Mulher e outras instituições. Para a pesquisa, vai à população alvo, conforme o projeto, por ex., em “Codependência: o transtorno e a intervenção em rede”, “Levantamento de sentimentos e sintomas psicossomáticos em pacientes com histórico familiar de alcoolismo”, “Terapia de Rua e Cidadania”, “Emancipação e autogerenciamento em uma associação de agricultores”; premiado pelo 1º. Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. Esses estudos resultaram em protocolos especiais (Mapa da Mina: organização sistêmica do EMDR, Plataforma de Segurança, Terapia de Casal com estimulação conjugada, e jogos (A Família que Habito), e cursos de educação continuada para profissionais da psicologia e da medicina que têm formação básica em EMDR.
O projeto REVIT recebe grupos de família, para orientação e/ou intervenção. Atende individual e grupos de famílias, sob a supervisão de Dra. Tina Zampieri. Está em andamento o Resgatando Vínculos Transgeracionais na escola Maria Peregrina, com grupo de genitores e REVIT Plataforma de Segurança, em vários municípios, com a colaboração de psicólogos formados em EMDR.
Objetiva estudar, orientar e tratar com EMDR padrão e EMDR-Plataforma de Segurança, focalizando os traumas que transitam intergeracionalmente, repercutindo negativamente na saúde, por comprometer a formação básica da estrutura egóica. Essa repercussão se expressa em relações amorosas disfuncionais (entre adultos, na relação pais e filhos), ansiedade crônica e associada a diversas psicopatologias (como o transtorno de personalidade borderline e transtornos do humor) e sintomas psicossomáticos.
Clínica social EMDR-REVIT Plataforma de Segurança
Supervisão: Dra. Tina Zampieri
Alete Korte, São Paulo: Bela Vista, fone (11) 99307 9818
Alexandre Junqueira Zampieri, São José do Rio Preto: fones 17-32318331; 17-98125-0435
Diery Fonseca, São Paulo: Cambuci, defronte ao Hospital Cruz Azul, fone: 1199912-5367
Edmilson Tavares de Oliveira, Cáceres – MT, fone: 65-9978-8441
Elaine Bello, São Paulo: Chácara Santo Antônio (metrô Borba Gato), fone 11-99756-5688
Maria Inês Juliano de Mesquita, Caxias do Sul/RS: 54 9104-6093
Fran Legnaghi, Caxias do Sul, RS, fone: 54-9141-8587
Marina Junqueira Zampieri, São José do Rio Preto: fones 17-32318331; 17-98125-0435
Rosemayre Macedo, Rio de Janeiro, fone: 21-986521336
Projetos coordenados pela Psicóloga Daniela Reis (Vitória-ES)
a) Apoio a Perdas Irreparáveis –
Local: Vitória e Domingos Martins.
Email: redeapi.es@gmail.com
Rede de apoio ao luto. Reuniões mensais gratuitas, abertas para enlutados por qualquer tipo de perda. Quando necessário, encaminhamos para atendimento psicoterápico.
Desde 2005.
b) Ciranda - Grupo de Apoio à Adoção de Vitória
Rede de apoio à adoção. Reuniões mensais gratuitas, abertas para interessados em adoção, pessoas em processo de adoção ou que já adotaram. Quando necessário, avaliamos, orientamos e encaminhamos para atendimento psicoterápico
Email: ciranda.vitoria@gmail.com
Desde 2009
c) Intervenção em Saúde Mental e do Trabalhador do Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo.
Atendimento multidisciplinar com avaliação, orientação e tratamento, incluindo um ambulatório de psicologia que atende militares e dependentes com EMDR. Interessados devem procurar o ambulatório 2 do Centro Policlínica do HPMES para triagem.
Desde 2017